5º Festival da Truta de 3 a 5 de junho

A Praia Fluvial de Fráguas será o palco de mais uma edição do Festival da Truta, a realizar nos dias 3, 4 e 5 de junho, numa organização do Município de Vila Nova de Paiva, em parceria com as Juntas de Freguesia e Clubes de Caça e Pesca concelhios, Agrupamento de Escolas e Escola de Hotelaria e Turismo Douro – Lamego.

Esta 5ª edição pretende, uma vez mais, realçar todo o potencial da Truta do Rio Paiva como um dos ex-libris do concelho, com um excelente aproveitamento turístico e gastronómico.

Prática habitual nesta iniciativa, o repovoamento dos rios do concelho com a participação da comunidade escolar, é o ponto de partida do 5º Festival da Truta, no dia 3 de junho, tendo por objetivos a manutenção do equilíbrio faunístico, permitir o desenvolvimento desta espécie piscícola e sensibilizar os mais novos para a preservação dos rios e das suas espécies autóctones.

O dia 4 inicia com Pesca no Paiva, realçando uma das atividades que melhor carateriza estas terras do Alto Paiva, seguindo-se um almoço-convívio com os participantes. A tarde será preenchida com uma ação de limpeza de um troço do Rio Paiva, entre a Ponte de Tábuas e a Praia Fluvial de Vila Nova de Paiva, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente. Esta ação conta a participação do Prof. José Manuel Costa e do Prof. Hélder Viana, docentes na Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), na interpretação e avaliação da fauna e flora do Rio Paiva. Pelas 17h30, ainda na Praia Fluvial de Vila Nova de Paiva, haverá animação com insufláveis e o concerto Pop/Rock ao vivo @Rio Paiva, com jovens músicos do concelho.

No domingo, dia 5, o certame abre com pesca livre e com expositores de venda de produtos regionais e artesanato e com a exposição dos trabalhos elaborados no âmbito do 3º Concurso de Artes Plásticas “Trutas com Pinta”.

O Chef João Paulo Magalhães, da Escola de Hotelaria e Turismo Douro – Lamego, apresenta receitas inovadoras com truta nas ações de showcooking que decorrem às 11h00 e às 15h00.

A truta será o cartão de visita deste certame e poderá ser apreciada nos restaurantes e tasquinhas gastronómicas presentes no festival.

O Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira inicia a sua atuação pelas 15h00 e pelas 16h00, é a vez de Quina Barreiros & Bailarinas subirem ao palco para animar este certame com a sua música e boa-disposição.

A par do 5º Festival da Truta, decorre nos restaurantes aderentes do concelho, de 3 a 5 de junho, a Mostra Gastronómica dedicada a esta iguaria.

A Truta web