Imprimir

Concelho de Vila Nova de Paiva vai ter 3 novas ETARES

2

No âmbito do aviso POSEUR-12-2016-38, efetuado junto do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência e Uso de Recursos (POSEUR) do Portugal 2020 (financiamento comunitário), o Município de Vila Nova de Paiva candidatou-se, em julho de 2016, à construção de 3 novas ETARES, uma abrangendo Touro, Cerdeira e Póvoa, outra em Vila Cova à Coelheira e outra em Pendilhe.

Em sintonia com as necessidades das populações e da qualidade dos projetos apresentados é com enorme satisfação que ficamos a conhecer as notificações favoráveis de aprovação dos 3 projetos sujeitos a candidaturas.

Assim é neste momento financiado um total de valor elegível de 1.410.000,00€ a uma taxa de cofinanciamento de 85%, a que corresponde um valor de 1.198.500,00€ financiados.

Os projetos vão resolver os problemas de saneamento básico existentes nestas localidades, as quais ainda não tinham na sua quase totalidade tratamento de esgotos em Estações de Tratamento, existindo apenas Fossas Sépticas Coletivas. Estes mesmos projetos permitem também desativar, para além das Fossas Sépticas referidas, a ETAR da Póvoa, para além de construírem os coletores finais de ligação às ETARES e ainda, no caso da Cerdeira, permitir a consolidação da rede de esgotos da localidade.

Nas 3 ETARES a construir recorrer-se-á a uma solução de tratamento baseada numa ETAR e Lagoa de Macrófitas de fluxo vertical que permite a efetuação de tratamento terciário com cerca de 90% de eficiência.

Todas as obras já se encontram contratualizadas com o POSEUR, prevendo-se a conclusão das mesmas em abril de 2018.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.