Intercâmbio Escolar Europeu ETWINNING

ETwinning é um projecto escolar, com dez anos de existência, de comunicação e aprendizagem à distância, entre escolas europeias. O projecto JUNTOS/ENSEMBLES surgiu em 2014/2015 entre o nosso agrupamento e o Licée Laure Gatet, em Perigueux, depois de um encontro na plataforma virtual com Ricardo Alves, o professor que também procurava um parceiro de trabalho na escola onde estudara. Nesse momento, surge a vontade de levar para a frente o projeto que teve como objectivo divulgar as regiões dos dois países, a sua cultura e pontos de interesse, trabalhar o tema da emigração e estreitar laços recorrendo às tecnologias ou ao simples postal de correio. Seguiu-se a intenção da mobilidade dos alunos luso-franceses e franceses, em virtude dos atentados de Paris, eis que foi possível concretizar o sonho dos que estudam Português como opção e tinham do nosso país quase uma leve miragem.

Eram nove horas do dia 9 de novembro quando a subdirectora do agrupamento fez a a receção ao grupo acabado de fazer treze horas de viagem de autocarro de Perigueux a Vila Nova de Paiva. A presença de alunos entre os 15 e 18 anos e os dois professores de Português e Francês no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva, durante dois dias, revestiu-se de um dinamismo muito salutar e enriquecedor. Alunos de diferentes níveis de ensino contactaram proximamente entre si num contacto visual e musical num momento performativo sobre o tema da paisagem humana portuguesa ontem e hoje, onde o tema da emigração foi ilustrado com uma exposição de fotografia da responsabilidade do Clube de Fotografia, com o tema da casa antes e depois da saída para França aquando do grande fluxo a partir dos anos sessenta.

Um passador de emigrantes ilegais da Queiriga, sr. Marcelino acedeu ao convite para vir à escola contar a sua experiência enquanto emigrante e passador de gente à procura de melhor sorte. Também o Presidente da Associação Beirões Ligados a França interveio falando da associação a que preside em Vila da Ribeira, Sátão e da intenção em trabalhar com as escolas o tema da emigração. O Curso de Restaurante/Bar serviu o pequeno almoço com mimos gustativos que fizeram as delícias dos visitantes.

A Feira dos Sabores foi uma oportunidade para aguçar o apetite com as iguarias comercializadas pelas turmas, graças também ao nível de envolvimento de toda a comunidade educativa na decoração do espaço das tendinhas. Cresceu a sensação que as duas escolas se fundiam em canções, danças e interesses quando do palco vinha o convite à participação.

A Fundação Aquilino Ribeiro abriu as portas para o ilustre escritor mostrar a riqueza do seu património pessoal, literário e para a beleza de todo o espaço envolvente.

Ainda no primeiro dia o município presenteou o grupo francês e alguns alunos, que acolheram em suas casas os colegas estrangeiros, com um jantar animado pelo grupo musical das alunas “The Secrets”. O dia acabou com a ida para as casas de acolhimento.

No segundo dia do programa as cores outonais e as experiências no “Arbutus do Demo” ficarão para sempre registadas na memória dos participantes.

A seguir, alguns professores acederam à “invasão” de alunos novos no seu espaço de aula, tendo facilitado a aproximação física e a comparação do sistema de ensino nos dois países a Educação Física, Espanhol e Inglês. Os alunos de 12º ano prepararam experiências em laboratórios de Biologia e Física que dinamizaram com todo o entusiasmo e responsabilidade. Vimos fotos, trocamos abraços, sorrisos e a promessa de um dia nos revermos em Perigueux.

Finalizamos o projecto no Salão Nobre da Câmara Municipal com a receção calorosa do sr. Presidente da Câmara que fez questão de saber individualmente das origens portuguesas dos luso-descendentes. Todos foram presenteados por um certificado de participação no projecto e uma pequena colecção de postais elaborada por alunos da escola. Em todos os momentos do programa se privilegiou o treino da língua portuguesa, ainda que em situações pontuais os alunos tivessem contado com a tradução das intervenções uma vez haver alunos franceses com reduzido conhecimento da língua.

Direção do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva, que desde a primeira hora abraçou a finalização do projecto, professores que abriram as salas de aula aos novos alunos, pais que os receberam em suas casas alunos que acompanharam, fotografaram, representaram, Clube de Fotografia que tornou possível a exposição sobre a emigração, Curso Restaurante/Bar que fizeram a sua primeira experiência a servir o pequeno almoço, auxiliares da ação educativa sempre prestáveis em trabalho que sai da rotina quotidiana, autarquia e os seu mais altos representantes e Fundação Aquilino Ribeiro todos tornaram possível este sonho de aproximar de forma tão intensa e num programa tão preenchido duas escolas de países da união europeia. Como disse Aquilino Ribeiro no seu ex-libris “Alcança quem não cansa”. Só desta maneira se justifica a concretização do projecto JUNTOS/ENSEMBLES. Todos juntos estamos de parabéns!

A Coordenadora do Projeto ETwinning: Manuela Lisboa