SMPC

Imprimir

 

:: PROTECÇÃO CIVIL MUNICIPAL

smpcA protecção civil é uma tarefa de todos e para todos, devendo por isso traduzir uma atitude colectiva perante situações que não escolhem pessoas, lugares ou horas, sejam catástrofes, riscos naturais, riscos tecnológicas, etc. A participação activa das populações e instituições constitui o elemento fundamental na minimização dos riscos e prejuízos, cabendo ao Município a sua articulação. 
Em Vila Nova de Paiva para a segurança de pessoas e bens em caso de catástrofe, está constituído um Grupo de Intervenção Permanente (GIPE), no seio dos Bombeiros Voluntários. O planeamento das acções (prevenção, actuação e mitigação dos efeitos) de protecção civil no Concelho cabe aos Serviços Municipais de Protecção Civil (SMPC), apoiados pelo Gabinete de Protecção Civil (GPC). Este gabinete é responsável pela actualização/implementação do no Plano Municipal de Emergência de Vila Nova de Paiva. 

 


:: PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA 

PMEO Plano Municipal de Emergência para o concelho de Vila Nova de Paiva é o instrumento que os Serviços Municipais de Protecção Civil dispõe para desencadear as operações de protecção civil, com vista a possibilitar uma unidade de direcção e controle, para a coordenação das acções a desenvolver e gestão dos meios e recursos mobilizáveis, face a um acidente grave, catástrofe ou calamidade, tendo em vista minimizar os prejuízos e perdas de vidas e o restabelecimento da normalidade. Criado neste Município em 1999, com o objectivo de: 
Estabelecer uma unidade de direcção e coordenação; 
 Coordenar, sistematizar e disciplinar as acções de apoio, promovendo maior eficácia e rapidez de intervenção de cada uma das forças intervenientes; 
 Contribuir para reduzir e atenuar as situações de perturbação e pânico; 
 Servir de instrumento base a exercícios e treino de órgãos e forças intervenientes e, simultaneamente, de veículo de informação e esclarecimento das populações para enfrentarem com serenidade eventuais situações de risco e de emergência. 
Actualmente em fase de revisão, de modo a actualizar os meios humanos e materiais mobilizáveis, assim como adaptado à ova realidade legislativa portuguesa, que neste campo tem sofrido assinaláveis evoluções. 
Caso pretenda dar o seu contributo deve dirigir-se ao SMPC da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, ou pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.