Turismo Cinegético

:: Caça e Pesca

cacaepescacacaepesca2 "Região admirável é esta para uma e outra cousa. Nos montes, se criam com abundância lebres, coelhos e perdizes; nas matas e pinhais, a rola; nos campos, as codornizes; e na serra, além da perdiz, a galinhola, os pombos e os patos bravos.

Há grande abundância de caçadores locais; mas não são sós a bater o monte e a enfeitar o cinturão. Vêm de longe caçar no mesmo terreno. Caravanas de automóveis que não só de homens, se encontram alinhados no terreno da caça, ao lado da estrada onde aquela é farejada. (...)

A pesca foi no passado abundante e de superior qualidade. O Paiva é o clássico rio da saborosa e apreciada truta. É especialíssima a que se pesca nos seus afluentes e nos córregos que para eles caminham, sobretudo no rio Covo. Tê essas trutas uma cor salmonada, de carne mais rija e saborosa. A razão é porque vivem em água mais fria.

Além da truta, há abundância de bordalos e bogas e ainda o eirós, não menos apreciado que a truta."

C. Manuel Fonseca da Gama, Terras do Alto Paiva, Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, 1940, p. 294.

:: Clubes e Associações de Caça e Pesca

Clube Desportivo de Caça e Pesca de Vila Nova de Paiva

clubeO Clube Desportivo de Caça e Pesca de Vila Nova de Paiva, com sede na Pedralva em Vila Nova de Paiva, fundado em Janeiro de 1978, empenha-se em desenvolver determinadas actividades nas seguintes áreas:

DESPORTO

- Realização do Passeio Todo-o-Terreno turístico "O Malhadinhas";

- Organização de torneios de Tiro aos Pratos;

- Organização de torneios de Tiro ao Alvo com carabina de pressão de ar;

- Realização de outras actividades de carácter desportivo, recreativo, sempres que estas sejam oportunas.

PESCA

- Gestão de uma concessão de pesca no Rio Paiva desde Junho de 2006;

- Realização de largadas de trutas (três vezes por ano);

- Realização de percursos de pesca à truta (duas vezes por ano);

CAÇA

- Gestão de quatro Zonas de Caça Associativas (Z.C.A) nomeadamente de Touro, Pendilhe, Vila Cova à Coelheira e Vila Nova de Paiva;

- Realização de percursos ou largadas de perdizes nos diferentes campos de treino de cães;

- Cultivo de vários terrenos de forma a fazer face à escassez cada vez maior de agricultores no concelho de Vila Nova de Paiva, para desta forma garantir uma sustentabilidade das várias espécies cinegéticas e não cinegéticas.

Clube de Caça e Pesca do Alto Côvo (Touro)

Associação de Caça e Pesca do Rio Côvo (Vila Cova à Coelheira)

Clube de Caça e Pesca de Frávegas (Fráguas)