Imprimir

Alunos do 6º ano visitam o património religioso

7

No âmbito do conteúdo programático da disciplina de História e Geografia de Portugal (HGP), as turmas A, B e C do 6º ano do Agrupamento de Escolas, visitaram nos dias 2 e 6 de novembro, a Igreja Matriz de Vila Nova de Paiva.

No cerne desta visita esteve o estudo do estilo Românico e do estilo Barroco, temas integrantes do conteúdo da disciplina de HGP do 6º ano e os quais podem ser admirados na Igreja Matriz.

Dentro do edifício restam vestígios de um templo românico que poderá ter existido nesse local ou noutro e do qual se aproveitaram alguns elementos: as colunas que sustentam o coro e a pia batismal. A contrastar com a singeleza destes elementos, o interior da capela-mor impressiona pelo esplendor da talha dourada de tipo barroco no minuciosamente trabalhado altar-mor e pelos rebuscados tetos que a cobrem. Quarenta e nove quadros de rico trabalhado ilustram no teto da capela-mor a árvore genealógica de Jesus segundo o Evangelho S. Mateus.

A iniciativa serviu também para dar a conhecer a herança histórica do Concelho e incentivar a valorização e preservação do património arqueológico local no quadro do património histórico português.

1 2 3 4 5
6 7 8 9  

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.