VESPA VELUTINA (Vespa Asiática)

A Vespa velutina, como espécie invasora que tem vindo a aumentar, causa efeitos negativos graves em três áreas distintas: no ambiente e biodiversidade, na saúde pública e na apicultura.

Os efeitos negativos da Vespa velutina quer no ambiente, quer na biodiversidade devem-se à forte predação de abelhas e de outros insetos polinizadores, no período de julho a novembro, reduzindo as populações destes insetos necessários para a polinização, e consequente manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

A Vespa velutina constitui um perigo para a segurança das populações e para a saúde pública devido à sua elevada agressividade. Este perigo é maximizado quando perturbadas nos ninhos, os quais são de grande dimensão e populosos, muito frequentemente construídos junto das zonas urbanas e periurbanas, pelo que se recomenda que só pessoal especializado deva intervir na destruição de ninhos.

Assim, solicita-se que quem identificar um ninho de Vespa velutina não deve interferir com o mesmo, mas sim contactar de imediato os serviços da Proteção Civil da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, comunicando a sua localização para posterior identificação, intervenção e destruição dos respectivos ninhos.

Serviços de Proteção Civil da C.M. Vila Nova de Paiva – 232 609 900

vespa net V3 Folheto VESPA C AB1197 V2 Folheto VESPA Interior vespa 1527155063IMAGEM 1
1527155209IMAGEM 2