Vila Nova de Paiva comemorou o Dia do Município e os 120 anos do concelho

No passado dia 2 de Março, Vila Nova de Paiva celebrou o Dia do Município e os 120 anos da fundação do concelho, com cerimónias oficiais que se realizaram nos Paços do Concelho.

O hastear das bandeiras ao som do hino nacional, sob a guarda de honra do corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva abriu as comemorações, seguindo-se uma missa em memória dos autarcas e funcionários já falecidos, com a participação do Grupo Coral Redemptoris Mater, na Igreja Matriz de Vila Nova de Paiva.

Durante a sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal, homenagearam-se os funcionários autárquicos com 15 e 20 anos ao serviço do município e os funcionários reformados no ano 2017.

Recentemente falecido, o antigo autarca Eduardo Antunes Brás, recebeu uma “justa e merecida homenagem” durante a sessão pelo autarca José Morgado e pelo Presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Rodrigues e foi relembrado como um dos autarcas que muito contribuiu para o desenvolvimento do concelho, especialmente na área florestal.

Os desafios ao poder democrático local, a descentralização de poderes e competências, a capacidade de resiliência dos municípios do interior, como é o caso de Vila Nova de Paiva e os projetos que estão na calha (a criação de ETAR´S em todas as freguesias, o alargamento do parque industrial em 5 mil metros para atrair mais investimento e a valorização do património edificado e arqueológico), foram pontos abordados no discurso do autarca paivense.

Salientando as comemorações desta efeméride, José Manuel Rodrigues referiu que “Ao assinalarmos mais um aniversário, estamos naturalmente a exaltar os valores mais profundos e genuínos que nos unem às nossas origens e à nossa identidade”. Concluiu a sua intervenção com um reconhecimento público ao trabalho do autarca falecido, Eduardo Brás.

As cerimónias culminaram com um almoço-convívio.

Reportagem - Diário de Viseu