Imprimir

Herança judaica enaltecida no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Entre 18 e 21 de abril, Vila Nova de Paiva assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sob o tema “Património: de geração para geração”.

Com ênfase no tema deste ano, o Município de Vila Nova de Paiva propõe um ciclo de conversas em torno da herança judaica presente em Vila Cova à Coelheira, a ter lugar no Centro de Memória Judaica. Estas conversas pretendem relembrar o povo e a história da presença da fé judaica em terras da Beira, salientando as suas crenças, tradições e hábitos e assim estabelecer laços entre as diversas gerações: as que conhecem eventos dessa época e as que querem ouvir as histórias que há para contar.

Esta atividade requer marcação prévia. Para mais informações deverá contactar o Posto de Turismo de Vila Nova de Paiva, através dos contactos 232 609 900 / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A DGPC, em colaboração com o ICOMOS Portugal, promove a divulgação deste tema com a finalidade de impulsionar o diálogo intergeracional enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade. Salvaguardar a herança cultural é reforçar laços identitários, fomentar o diálogo entre a tradição e o progresso, assumir os valores da memória como alavancas de futuro, estimular a transferência intergeracional de conhecimentos e reforçar a partilha de informação, sensibilizando os mais novos, aprendendo com os mais velhos, impulsionando a comunicação entre gerações, para conhecer mais, preservar melhor e cimentar a importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores das comunidades.

DIMS2018 net