Luta biológica contra a Vespa das Galhas do Castanheiro

IMG 4841

Decorreu esta manhã, 25 de maio, na Casa da Floresta do Parque Botânico Arbutus do Demo, uma ação de esclarecimento/sensibilização sobre o combate à Vespa das Galhas do Castanheiro, Dryocosmus kuriphilus, apontando os danos provocados por esta praga, no sentido de evitar a sua dispersão quer no concelho, onde já se verifica a sua existência, quer mesmo para outros concelhos limítrofes.

Desta forma, o técnico da DRAPCentro (Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro) Eng.º Jorge Sofia, esclareceu os presentes sobre as características desta praga, a luta biológica que deverá ser adotada e os procedimentos a seguir após a largada do parasitoide “bom”, Torymus sinensis. Realçou as práticas culturais de gestão e manutenção do solo dos soutos, verificando-se muitas vezes ao serem menos bem conduzidas são "portas abertas" para a entrada de pragas.

Seguiu-se uma saída de campo para libertação do parasitoide Torymus sinensis num souto anteriormente identificado.

A Câmara de Vila Nova de Paiva, em protocolo com a RefCast (Associação Portuguesa da Castanha) e restantes parceiros que constituem uma Comissão Técnica do plano de ação nacional para controlo da Vespa das Galhas do Castanheiro, encontram-se a desenvolver um plano de ação para combater esta praga, com o objetivo de reduzir ao mínimo as consequências negativas da presença dos insetos nocivos no concelho, bem como a preservação das espécies florestais autóctones que têm um papel importante a nível sistémico e económico.

IMG 4781 IMG 4784 IMG 4787 IMG 4789 IMG 4790
IMG 4794 IMG 4797 IMG 4800 IMG 4802 IMG 4805