Truta em destaque na 7ª edição do Festival

A truta foi uma vez mais a protagonista da 7ª edição do Festival da Truta, na Praia Fluvial de Fráguas, nos dias 7 e 8 de julho. O certame foi promovido pelo Município de Vila Nova de Paiva, em parceria com a União de Freguesias de Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas e o Clube de Caça e Pesca de Frávegas.

Os objetivos de promoção das afamadas Trutas do Rio Paiva, o seu potencial turístico e gastronómico, bem como a pesca que é uma das atividades que melhor carateriza estas terras do Alto Paiva, foram o mote dos dois dias em que decorreu o festival.

A Pesca no Paiva abriu o programa do primeiro dia com cerca de seis dezenas de verdadeiros aficionados da pescaria à truta, seguindo-se um almoço-convívio com os participantes.

No domingo, o certame abriu com pesca livre, expositores de venda de produtos regionais e artesanato e com a exposição dos trabalhos elaborados no âmbito do 5º Concurso de Artes Plásticas “Trutas com Pinta”.

A festa de encerramento das atividades seniores integrou este ano, o programa do festival e juntou seniores do projeto “Mais Desporto, Mais Saúde” em atividades desportivas e os seniores dos lares do concelho, num almoço-convívio ao ar livre.

A animação musical não faltou e esteve a cargo dos cerca de 90 concertinistas que fizeram questão de estar presentes no XI Encontro de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio, organizado pelo grupo de concertinas Terras do Demo.

O artista Vira Milho e as suas bailarinas encerraram o certame com um espetáculo de música popular portuguesa onde não faltou o humor e a boa-disposição.

A par do 7º Festival da Truta, decorreu nos restaurantes aderentes do concelho, entre 6 e 8 de julho, a Mostra Gastronómica dedicada à truta.