Juntas de Freguesia munidas com kits de autoproteção

6

Durante esta semana, a Autoridade Nacional de Proteção Civil - ANPC procedeu à entrega no concelho de Vila Nova de Paiva do material que integra o programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”.

Foi durante uma reunião decorrida esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal, na qual estiveram o Presidente do Município, José Morgado e o Comandante dos Bombeiros Voluntários, Pedro Rochinha, que os presidentes das juntas de freguesia do concelho, nomeados Oficiais de Segurança, receberam um kit com o material de autoproteção.

Estes kits de autoproteção englobam um Guia de Apoio à Implementação do programa “Aldeias Segura, Pessoa Segura”, sinalização de evacuação nos aglomerados populacionais, sinalética para locais de refúgio e locais de abrigo (locais previamente definidos nas aldeias), um kit de evacuação que contém um estojo de primeiros socorros, rádio, lanterna, apito, máscara de protecção facial, cógula e coletes identificativos destinados ao Oficial de Segurança.

O Oficial de Segurança terá como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade, junto da população.

“Aldeias Seguras, Pessoas Seguras” tem sido o mote para incentivar a consciência coletiva de que a proteção é uma responsabilidade de todos, apoiando o poder local na promoção da segurança, implementando estratégias de proteção das localidades face a incêndios rurais e sensibilizar as populações para a adoção de práticas que minimizem o risco de incêndio.