Banco Local de Voluntariado

No dia 12/03/2009 no Salão Nobre do Município foi assinado o Protocolo de Colaboração de desenvolvimento de Voluntariado entre o Conselho Nacional de Promoção para o Voluntariado, e a Câmara Municipal, representada, com vista à implementação do Banco Local de Voluntariado de Vila Nova de Paiva. O referido protocolo, reveste a forma de um compromisso.

(Enquadramento jurídico: Lei n.º 71/98 de 3 de Novembro)

Voluntariado
É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

Banco Local de Voluntariado
É um espaço de encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades promotoras de voluntariado.

Voluntários
São indivíduos que de forma livre, desinteressada e responsável se comprometem, de acordo com as suas aptidões próprias e tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.

Organizações promotoras
São pessoas colectivas de natureza pública ou privadas socialmente reconhecidas que reúnem condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade em domínios cívicos, de acção social, da saúde, da educação, da ciência e da cultura, da defesa do património e do ambiente, entre outras.

Ficha de Adesão para Voluntários
Ficha de Adesão para Entidades Promotoras de Voluntariado