Imprimir

Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

Plano Emergencia banner

O Plano Municipal de Emergência para o concelho de Vila Nova de Paiva é o instrumento que os Serviços Municipais de Protecção Civil dispõe para desencadear as operações de protecção civil, com vista a possibilitar uma unidade de direcção e controle, para a coordenação das acções a desenvolver e gestão dos meios e recursos mobilizáveis, face a um acidente grave, catástrofe ou calamidade, tendo em vista minimizar os prejuízos e perdas de vidas e o restabelecimento da normalidade.

Criado neste Município em 1999, com o objectivo de:

» Estabelecer uma unidade de direcção e coordenação;

» Coordenar, sistematizar e disciplinar as acções de apoio, promovendo maior eficácia e rapidez de intervenção de cada uma das forças intervenientes;

» Contribuir para reduzir e atenuar as situações de perturbação e pânico;

» Servir de instrumento base a exercícios e treino de órgãos e forças intervenientes e, simultaneamente, de veículo de informação e esclarecimento das populações para enfrentarem com serenidade eventuais situações de risco e de emergência.

Actualmente, o PMEC, revisto e aprovado na Comissão Municipal de Proteção Civil em 2018, encontra-se em análise na Autoridade Nacional de Proteção Civil. 

Caso pretenda dar o seu contributo deve dirigir-se ao SMPC da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, ou pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL

- Autoridade Nacional da Protecção Civil

- Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva

- Guarda Nacional Republicana - Destacamento Territorial de Moimenta da Beira

- Autoridade de Saúde do ACes Dão Lafões

- Acção Social Municipal

- Instituto de Segurança Social, IP – Centro Distrital de Viseu

- Exército Português – CTOE Lamego

- Ordem de Malta de Vila Cova à Coelheira

- Presidente da Junta de Freguesia eleito pela Assembleia Municipal