6º Festival das Geminações

21

Pelo sexto ano consecutivo decorreu em Orsay, nos dias 23 e 24 de fevereiro, o Festival das Geminações, promovido pela ACPUO - Association Culturelle Portugaise Les Ulis/Orsay, que este ano comemora 40 anos de existência.

Este festival é uma comemoração às geminações realizadas entre Vila Nova de Paiva e Orsay e entre Sátão e Les Ulis, em França em França, e que todos os anos convida artesãos e produtores para expor e vender artesanato e produtos regionais de fabrico caseiro, como o fumeiro, o pão caseiro, o queijo, os doces e licores, bolos variados e o mel.

As autarquias de Vila Nova de Paiva e de Sátão estiveram representadas ao mais alto nível, pelos autarcas Dr. José Morgado e Dr. Paulo Santos, respetivamente e pelo seu homólogo da Mairie de Orsay, David Ros. O Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Paiva, José Manuel Rodrigues, o Vereador Augusto Calçada e o Presidente da Junta de Freguesia de Pendilhe, Jorge Cerdeira também marcaram presença no certame. Os deputados Paulo Pisco (eleito pelos emigrantes para o Círculo da Europa (PS)) e Carlos Alberto Gonçalves (eleito pelo PSD) foram os convidados a presenciar o forte enraizamento deste festival na comunidade emigrante e nos produtores que nele têm participado.

Manuela dos Santos, Presidente da ACPUO, recebeu do Município de Vila Nova de Paiva uma salva de prata comemorativa do 40º aniversário da associação a promover as tradições e a cultura portuguesas além-fronteiras.
Os momentos culturais ficaram a cargo do grupo musical HI-FI e dos grupos folclóricos Esperança ACP Les Ulis-Orsay e Tradições Alto Minho-St Michel/Orge, para animar os visitantes.

Os produtores e artesãos foram convidados a fazer uma visita pelos principais pontos turísticos de Paris.

26 27 28 29 visita
visita1 visita2 visita3 visita4 visita5