Imprimir

Dia do Município com inauguração do Museu Arqueológico do Alto Paiva

6

Vila Nova de Paiva esteve em festa no dia 2 de março, com a comemoração do Dia do Município, cujas cerimónias oficiais foram presididas pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

O programa contemplou uma arruada da Banda Musical Progressiva de Vila Cova à Coelheira, seguindo-se o hastear da bandeira com a participação do corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, incluindo os novos recrutas que se encontram em formação.

Na Igreja Matriz, decorreu uma missa em memória dos autarcas e funcionários já falecidos e contou com as vozes do Grupo Coral Redemptoris Mater.

Na sessão solene que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, homenagearam-se os funcionários da autarquia pelos 15 e 20 anos de serviço, na presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, da Diretora Regional da Cultura do Centro, Susana Menezes, executivo municipal, presidentes das Juntas de Freguesia, ex-autarcas, funcionários, entidades civis e religiosas, comunicação social e público em geral.

Durante a sessão usou da palavra o Presidente da Assembleia Municipal, salientando a resiliência das gentes que vivem nestes territórios e deixando uma palavra de apreço a todos os autarcas que intervieram no desenvolvimento do concelho. Susana Menezes, Diretora Regional da Cultura do Centro, referiu-se a Vila Nova de Paiva como sendo um concelho especial e com um potencial único, evidenciado pelo seu património singular e parabenizando os paivenses pela aposta no Museu Arqueológico do Alto Paiva. O autarca paivense, José Morgado, demonstrou a sua satisfação pela comemoração do Dia do Município e pela inauguração do novo espaço museológico que contempla um património arqueológico milenar e que, a par do Museu Rural de Pendilhe e do Centro de Memória Judaica, integra agora um conjunto de estruturas culturais que contam um pouco da história do concelho. O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, referiu que o concelho de Vila Nova de Paiva tem conseguido aproveitar as oportunidades e tem apostado, para além dos espaços culturais, também nos equipamentos desportivos que estão à disposição da comunidade.

Já no Auditório Municipal, a comitiva foi recebida pela Banda Musical Progressiva de Vila Cova à Coelheira com um mini concerto e, em clima de festa inaugurou-se o Museu Arqueológico do Alto Paiva, com visita guiada pelos mentores deste projeto tão aguardado, o arqueólogo Pedro Sobral e Paulo Monteiro, da Glorybox.

Seguiu-se uma visita às exposições patentes no Auditório Municipal, nomeadamente a exposição “Brilho Natural” de Hélder Fernandes e a exposição de fotografia do fotojornalista Nuno André Ferreira, vencedor do Prémio Rei de Espanha de Jornalismo.

1 2 3 4 5
6 7 8 9 10
11 12 13 14 15
16 17 18 19 20
21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
31 32 33