Imprimir

8ª Feira do Fumeiro do Demo superou todas as expetativas

20a

Vila Nova de Paiva promoveu, no fim-de-semana de 9 e 10 de março, mais uma edição da Feira do Fumeiro do Demo, no Parque Urbano da freguesia de Touro, com o melhor da região e das nossas tradições.

A 8ª edição deste certame acolheu mais de oito dezenas de expositores com fumeiro, queijos, pão caseiro, trigo de ovos, mel, vinho, doces e licores, entre outros, numa mostra de produtos típicos da região e de outros pontos do país, atraindo uma quantidade de público que superou todas as expetativas.

O programa deste ano desenrolou-se em dois dias, sendo o sábado marcado pelo Torneio de Sueca solidário, cujas verbas reverteram para os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva e também pelo programa de debate sobre a produção de fumeiro e a promoção dos produtos regionais, conduzido pela Rádio Escuro no local e transmitido em simultâneo por cinco rádios locais da Beira Alta.

Neste programa juntaram-se sete convidados: José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Paiva; Mário Jorge Morgado, Presidente da Junta de Freguesia de Touro; Luís Almeida, chef dos restaurantes Palace e Qb Bistrô; Carolina Oliveira, mentora do projeto “Centro Portugal Polo Gastronómico; António Pereira, gourmand, administrador da página ‘vinho nossa paixão’; Cristina Pessanha, proprietária da loja ‘que viso eu” e José Luís Araújo, diretor da revista Gazeta Rural.

A animação contou com Vivi da Concertina, a atuação do Grupo de Cantares de Cerdeira e os The Undercover´s. O DJ Kostadeejay animou o público mais jovem pela noite dentro.

No domingo, a arruada com o Grupo de Bombos de Pendilhe deu início à abertura oficial da feira que foi presidida pelo autarca paivense José Morgado, pelo Presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Rodrigues e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Touro, Mário Jorge Morgado, na presença do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins, de autarcas de municípios vizinhos, deputados do Círculo de Viseu, executivo municipal, entidades civis, comunicação social e público em geral. O padre António Duarte procedeu à bênção do certame.

Seguiu-se a visita aos stands pelas entidades e a prova de fumeiro dos vários produtores presentes na feira. O espaço de restauração não teve “mãos a medir” para acolher os visitantes que quiseram apreciar os pratos à base de carnes e fumeiro.

O Chef Hugo Marques dinamizou o momento de showcooking, apresentando receitas com enchidos e produtos da região.

O certame teve a animação itinerante das Marias Malucas, Romeiras de Portugal e as atuações do Grupo de Zés Pereiras e do Grupo Típico Regional Infantil Os Pauliteiritos de Abraveses, do grupo de concertinas Diatónicos e do Rancho Folclórico As Capuchinhas de Pendilhe.

Toy encerrou o certame com um grande espetáculo, cheio de boa-disposição e com o público a cantar os seus sucessos.

1a 2a 3a 4a 5a
6a 7a 8a 9a 10a
11a 12a 13a 14a 15a
16a 17a 18a 19a 20a
21a 22a 23a 24a 25a
26a 27a 28a 29a 30a
31a 32a 33a