8ª Feira do Fumeiro do Demo superou todas as expetativas

20a

Vila Nova de Paiva promoveu, no fim-de-semana de 9 e 10 de março, mais uma edição da Feira do Fumeiro do Demo, no Parque Urbano da freguesia de Touro, com o melhor da região e das nossas tradições.

A 8ª edição deste certame acolheu mais de oito dezenas de expositores com fumeiro, queijos, pão caseiro, trigo de ovos, mel, vinho, doces e licores, entre outros, numa mostra de produtos típicos da região e de outros pontos do país, atraindo uma quantidade de público que superou todas as expetativas.

O programa deste ano desenrolou-se em dois dias, sendo o sábado marcado pelo Torneio de Sueca solidário, cujas verbas reverteram para os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva e também pelo programa de debate sobre a produção de fumeiro e a promoção dos produtos regionais, conduzido pela Rádio Escuro no local e transmitido em simultâneo por cinco rádios locais da Beira Alta.

Neste programa juntaram-se sete convidados: José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Paiva; Mário Jorge Morgado, Presidente da Junta de Freguesia de Touro; Luís Almeida, chef dos restaurantes Palace e Qb Bistrô; Carolina Oliveira, mentora do projeto “Centro Portugal Polo Gastronómico; António Pereira, gourmand, administrador da página ‘vinho nossa paixão’; Cristina Pessanha, proprietária da loja ‘que viso eu” e José Luís Araújo, diretor da revista Gazeta Rural.

A animação contou com Vivi da Concertina, a atuação do Grupo de Cantares de Cerdeira e os The Undercover´s. O DJ Kostadeejay animou o público mais jovem pela noite dentro.

No domingo, a arruada com o Grupo de Bombos de Pendilhe deu início à abertura oficial da feira que foi presidida pelo autarca paivense José Morgado, pelo Presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Rodrigues e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Touro, Mário Jorge Morgado, na presença do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins, de autarcas de municípios vizinhos, deputados do Círculo de Viseu, executivo municipal, entidades civis, comunicação social e público em geral. O padre António Duarte procedeu à bênção do certame.

Seguiu-se a visita aos stands pelas entidades e a prova de fumeiro dos vários produtores presentes na feira. O espaço de restauração não teve “mãos a medir” para acolher os visitantes que quiseram apreciar os pratos à base de carnes e fumeiro.

O Chef Hugo Marques dinamizou o momento de showcooking, apresentando receitas com enchidos e produtos da região.

O certame teve a animação itinerante das Marias Malucas, Romeiras de Portugal e as atuações do Grupo de Zés Pereiras e do Grupo Típico Regional Infantil Os Pauliteiritos de Abraveses, do grupo de concertinas Diatónicos e do Rancho Folclórico As Capuchinhas de Pendilhe.

Toy encerrou o certame com um grande espetáculo, cheio de boa-disposição e com o público a cantar os seus sucessos.

1a 2a 3a 4a 5a
6a 7a 8a 9a 10a