Festas VER PAIVA 2019

Cuca

Vila Nova de Paiva engalanou-se para acolher as Festas VER PAIVA 2019, que decorreram entre 8 e 11 de agosto, promovidas pelo Município paivense. Dia do Emigrante, cinema, espetáculos musicais, desporto, muita animação, gastronomia e artesanato e sobretudo muito convívio, compuseram o cartaz desta edição.

As festividades tiveram o seu arranque no dia 8 de agosto com o Dia do Emigrante. À missa realizada na Igreja Matriz de Queiriga, seguiu-se um lanche-convívio com os nossos conterrâneos emigrantes, no Salão Multiusos de Fráguas, animado pelo Rancho Folclórico “As Capuchinhas” de Pendilhe.

O serão contemplou uma sessão de cinema na Sala de Espetáculos do Auditório Municipal Carlos Paredes, com o filme “As Férias do Sr. Hulot”, com o apoio do CineClube de Viseu.

A 12ª edição da MAGAD (Mostra de Artesanato, Gastronomia e Artes Decorativas) e a Feira do Livro, na Praça do Município e no Auditório Municipal Carlos Paredes, respetivamente, tiveram abertura oficial com visita aos vários expositores presentes, no dia 9. Artesanato, gastronomia e produtos típicos da região, assim como de outros pontos do país estiveram à disposição de quem nos visitou. A noite foi animada pelo divertido cantor Tiago Maroto e pelas cantigas à desgarrada.

No sábado, dia 10, a tarde foi dedicada ao desporto com a iniciativa 15 Km Barrelas, Caminhada Solidária Contra o Cancro & Corrida Jovem, que juntou atletas de vários pontos do país numa ação solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esta ação foi promovida pelo Município de Vila Nova de Paiva em parceria com o Grupo de Voluntariado Comunitário de Vila Nova de Paiva da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Ao serão, o palco foi do artista Virgul.

Para encerrar as festas e, como já é habitual, a noite de domingo foi dedicada ao fado, este ano na voz da fadista convidada Cuca Roseta, que atuou para um público bastante entusiasta. Antes da fadista, atuou o Trio Volta&Meia, com um reportório de música contemporânea de vários artistas e bandas portuguesas e estrangeiras.

Em termos gastronómicos, as festas foram complementadas com o Fim-de-semana Gastronómico Sabores da Época em Terras do Demo dedicado ao borrego nos seus variados modos de confeção, que puderam ser degustados nos restaurantes aderentes.

Emigrante1 Emigrante2 Emigrante Cinema Cinema1
Feira livro2 Feira livro3 Feira livro1 MAGAD3 MAGAD2