5ª Feira do Mel & Artesanato

A 18 de agosto, o Largo da Latada em Pendilhe acolheu pelo quinto ano consecutivo, a Feira do Mel e Artesanato, numa organização conjunta entre a Junta de Freguesia de Pendilhe e o Município de Vila Nova de Paiva.

A apicultura é uma das atividades mais praticadas nesta freguesia, aliada à flora natural típica como a urze e a carqueja, entre outras, resulta na produção de mel de qualidade, um dos produtos de referência desta localidade beirã. A temática do mel foi o mote da palestra dinamizada por Andrea Chasqueira, técnica dos Apicultores do Litoral Centro.

Integrado no certame, realizou-se a 2ª edição do Concurso de Mel que contou com 12 méis, sujeitos a uma prova cega por um júri composto por Francisco Rogão, Grão-Mestre da Confraria do Mel; Mónica Lopes, da Associação de Produtores Florestais Montemuro e Paiva e Andrea Chasqueira, técnica dos Apicultores do Litoral Centro.

Dos 5 primeiros classificados, o mel vencedor, da apicultora Raquel Almeida, foi premiado com uma inscrição para o Concurso Nacional do Mel da Feira Nacional de Agricultura 2020, em Santarém.

O mel, o artesanato, os produtos típicos, a animação e o lanche convívio marcaram esta edição da Feira do Mel e Artesanato, à qual se aliou, este ano, o XII Festival de Folclore com as atuações dos Ranchos Folclóricos “As Capuchinhas de Pendilhe”, da Sociedade Filarmónica Olhalvense (Alenquer), de Sernancelhe – Terra da Castanha e d’As Capuchinhas de Santiago de Besteiros (Tondela).

O artista Vítor Rodrigues subiu ao palco, pelas 18h, e animou o público com os seus êxitos, entre eles, “Põe a mão na cabecinha!”