Centro Municipal de Trail Running está oficialmente aberto

46

A CIM Viseu Dão Lafões e o Município de Vila Nova de Paiva inauguraram no passado sábado, 14 de setembro, no Parque Botânico Arbutus do Demo, o Centro Municipal de Trail Running, a primeira obra da Rede de Percursos de Natureza, no âmbito da candidatura "Produtos Turísticos Integrados".

Na sessão estiveram os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, José Morgado e José Manuel Rodrigues, respetivamente, a vereadora Delfina Gomes, o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho e Ana Luísa Xavier da Associação Trail Running Portugal, para além de muitos praticantes da modalidade e público em geral.

O Centro Municipal de Trail Running de Vila Nova de Paiva dispõe de 5 percursos devidamente sinalizados, com graus de dificuldade distintos e distâncias que variam entre os 4 e os 47 quilómetros, que passam por Vila Nova de Paiva, Fráguas, Queiriga e Vila Cova à Coelheira. Encontra-se também em implementação a identificação do percurso pedestre PR Rota do Paiva, nas localidades de Alhais e Vila Nova de Paiva.

Para o edil paivense, este projeto vem evidenciar o Turismo de Natureza no concelho, dinamizando o território e reforçando a educação ambiental. Será uma infraestrutura que vem consolidar a distinção conferida pela Cidade Social e a APOGESD, em 2016, 2017 e 2018, como “Município Amigo do Desporto”.

Nuno Martinho reforçou a aposta da CIM Viseu Dão Lafões numa estratégia de Turismo de Natureza, valendo-se dos recursos endógenos e paisagísticos do território.

Ana Luísa Xavier focou a importância desta modalidade de natureza que proporciona a procura de um turismo responsável, que agrega diferentes valências e pode ser praticada em grupo ou a solo.

Pedro Pires, chefe da Divisão Social e Cultural fez uma breve resenha do projeto e convidou a uma visita à “Casa de Cantoneiros” que integra os percursos de natureza e da qual partem os 5 trajetos assinalados.

Os presentes dirigiram-se à Casa da Floresta, no Parque Botânico, onde foi servido um Demo de Honra.

Informações sobre os percursos em...