Imprimir

Festival do Pão e 36º Festival de Folclore

1

A freguesia de Vila Cova à Coelheira acolheu no fim-de-semana de 7e 8 de setembro, a edição do Festival do Pão e a 36ª edição do Festival de Folclore, inseridos nas festividades de Nossa Sra. do Rosário.

A iniciativa resultou da organização conjunta entre o Município de Vila Nova de Paiva, a Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira e o Grupo Folclórico e Etnográfico desta vila.

As festividades religiosas tiveram início no sábado, dia 7 de setembro, com a entrada solene de Nossa Sra. do Rosário na Igreja Matriz, prolongando-se ainda pelo domingo com uma Missa Solene e Procissão do Adeus.

No dia 8, a abertura oficial do Festival do Pão contou com a visita do executivo autárquico e da Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira aos vários expositores de gastronomia e artesanato presentes.

Nos fornos comunitários foi grande a azáfama durante o dia com a confecção de bôlas para a prova e para venda ao público. Bôlas de chicho, de salpicão e de sardinha típicas desta freguesia, foram apreciadas durante a prova, por quem visitou o certame.

Aliada ao Festival do Pão esteve a 36ª edição do Festival Nacional de Folclore de Vila Cova à Coelheira que, a partir das 15h00, contou com o desfile etnográfico e as atuações de grupos folclóricos de vários pontos do país. Contou com a presença do Grupo anfitrião, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira, o Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira (Feira), Grupo de Pauliteiros da Cidade de Miranda do Douro, o Rancho Regional S. Salvador da Folgosa (Maia), e o Grupo Folclórico de Santa Maria de Cabril (Castro Daire).

Pelas 18h00 e o com o recinto cheio, as Bombocas subiram ao palco, encerrando este certame da melhor maneira, com um público muito animado.

1 2 3 4 5
6 7 8 9 10
11 12 13 14 15
16 17 18 19 20
21 22