25 de Abril comemorado em Vila Nova de Paiva

Vila Nova de Paiva associou-se, uma vez mais, às comemorações do 25 de Abril, celebrando-se este ano 48 anos daquele que ficou conhecido como o Dia da Liberdade.

As cerimónias oficiais iniciaram com o ato solene do hastear da Bandeira, sob a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, na presença de entidades oficiais, alunos e população em geral.

A sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho foi presidida por Cristina Pires, Presidente da Assembleia Municipal, referindo na sua intervenção o valor e o significado da democracia.

O Presidente do Município, Paulo Marques, fez uma evocação ao 25 de Abril, relembrando as liberdades conseguidas com a Revolução dos Cravos e apelou aos jovens para “não darem nada por adquirido”, para não serem indiferentes e exercerem a sua liberdade.

Concluídas as intervenções, os alunos do Agrupamento de Escolas foram convidados a assumir os cargos de Presidente da Assembleia, de secretários e de deputados, numa autêntica Assembleia Municipal, questionando o autarca paivense sobre diversas temáticas sociais, económicas e culturais e revelando preocupação e consciência da realidade do concelho.

O Plano de Atividades, as prioridades do concelho, o Museu Arqueológico do Alto Paiva, a Municipalização, a qualidade da água, o ambiente, o Parque Botânico Arbutus do Demo, a reflorestação, o património cultural, o desporto, o ecoturismo, a desertificação, a cultura e tempos livres e as soluções para o Centro de Saúde, foram as questões levantadas ao Presidente do Município.

Finda a Assembleia Municipal de Jovens, todos os presentes foram convidados a visitar as exposições patentes no Auditório Municipal, entre elas a exposição temática "25 de Abril Sempre", da autoria dos alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas e a exposição de ilustração de André Letria sobre a obra “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago.

Passados quase dois anos, a Orquestra Cem Notas volta a pisar o palco do Auditório Municipal, para um concerto onde não faltaram canções alusivas ao Dia da Liberdade.

1 2 3 IMG 5355 IMG 5371
IMG 5372 IMG 5379 IMG 5387 IMG 5389 IMG 5390