Apresentação da reedição de Volfrâmio com Augusto Santos Silva
Foi com grande honra que Vila Nova de Paiva recebeu este sábado, 17 de junho, o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, no âmbito da apresentação da reedição da obra de Aquilino Ribeiro Volfrâmio.
Inserido na comemoração dos 60 Anos da Morte do Escritor, este grande momento contou ainda com as presenças de José Manuel Lello, editor e livreiro, que realizou a introdução, Aquilino Machado, neto do escritor, Eduardo Boavida, da Bertrand Editora, Paulo Neto, diretor da Revista "aquilino", entre outras individualidades cujo contributo tem vindo a realçar o escritor e a sua obra, o executivo municipal, os deputados do PS, Lúcia Araújo Silva, João Azevedo e José Rui Cruz, o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, o vice-presidente de Sernancelhe, Carlos Santos, o vereador da Cultura, Armando Mateus, os presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho e a comunidade local que fez questão de presenciar este grande momento.
No salão Nobre da Câmara Municipal, Augusto Santos Silva, prefaciador desta reedição, assinou o Livro de Honra e na Igreja de Nª Sra. da Corredoura, em Alhais, com o Presidente do Município, Paulo Marques, inauguraram o memorial Aquilino Ribeiro, da autoria do artista plástico Ricardo Crista. O pároco local, Pe. Justino Lopes, usou da palavra para referir a relação de Aquilino Ribeiro com a religião e a Igreja.
No Parque Botânico Arbutus do Demo, o acolhimento foi realizado ao som do saxofonista Miguel Taborda, seguindo-se uma pequena representação da obra do Mestre, pelo Clube de Teatro ÁQUIteatro, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva.
Enfatizando a importância do Mestre e da sua obra para as Terras do Demo, tão bem descritas por ele, e para o panorama literário nacional, assistimos às intervenções do autarca Paulo Marques, de Paulo Neto, de Eduardo Boavida, de José Manuel Lello, de Aquilino Machado e de Augusto Santos Silva.
Salientámos a riqueza gastronómica destas terras, com os nossos produtos típicos, na Merenda Aquiliniana que se seguiu.
Em exposição no espaço do Parque Botânico constou “Volfrâmio – O Ouro Negro”, uma mostra fotográfica com o cunho de Paulo Neto, em colaboração com Graciete Salvador, Sofia Pires e Cristóvão Chaves, presidente da Junta de Freguesia de Queiriga, além de imagens ilustrativas dos quatros municípios envolvidos na comemoração – Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Paredes de Coura e Sernancelhe.