Imprimir

13ª Feira do Fumeiro do Demo

Nos dias 08 e 09 de março, o Parque Urbano da freguesia de Touro, no concelho de Vila Nova de Paiva acolheu a 13ª edição da Feira do Fumeiro do Demo.

Este certame, promovido pelo Município de Vila Nova de Paiva, em parceria com a Junta de Freguesia de Touro, tem vindo a estimular uma dinâmica económica no concelho, através dos seus produtos de qualidade que reúnem toda a riqueza do meio rural.

Ao fumeiro aliaram-se os produtos regionais, o artesanato, os restaurantes e tasquinhas gastronómicas, a prova de fumeiro e as atuações musicais.

O programa de sábado arrancou com a arruada animada da Fanfarra Tourense e a apresentação do livro "Agricultura sem Papas na Língua" de José Martino, com introdução de Amadeu Araújo e o autarca paivense Paulo Marques e o Presidente da Junta de Freguesia de Touro, Mário Morgado, a completarem a mesa.

A animação foi uma constante também nos dois dias do certame. O Grupo de Cantares da Cerdeira encantou com cantigas de outrora. Raquel & Rodrigo, uma dupla de Mangualde apresentou um reportório baseado em diversos géneros musicais - clássica, coral, pop, atual e ligeira, enquanto os jovens irreverentes Marotos da Concertina trouxeram temas bem conhecidos do público. Ao serão, Sílvia Mitev presenteou com uma noite de fado, os Malamados trouxeram boa disposição e a encerrar o dia, os Insert Coin apresentaram um espetáculo pouco convencional, por onde passou o melhor e o mais “caricato” dos anos 80, 90 e início de 2000! Da música, aos “reclames”, aos apanhados...valeu tudo!

No domingo, o certame abriu em tom de festa com a arruada do Grupo Contr’Ó Bombo e seguiu-se a sessão solene na qual estiveram presentes autarcas de concelhos vizinhos, deputados da Assembleia da República, e demais entidades. A habitual visita aos expositores abriu o apetite para a aguardada prova de fumeiro dos vários expositores presentes na Feira.

O desfile e a atuação da Escola de Samba Associação Unidos de Vila Cova à Coelheira foram um verdadeiro ponto de encontro e expressão cultural para todos os envolvidos e para que aprecia os ritmos quentes do samba.

Naty Vieira, Américo Silva, Liliana Oliveira e Borguinha de Braga cantaram modinhas de improviso típicas da tradição popular portuguesa, e a encerrar o certame Cláudia Martins & Minhotos Marotos, subiram ao palco com a sua habitual alegria e músicas marotas.

1 2 3 4 5
6 7 8 9 10
11 12 11a 11b 11c
13 14 15 16  

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.