::  União das Freguesia de Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas

O novo mapa das freguesias, resultante da reorganização administrativa do território ditou a agregação das freguesias de Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas, passando o concelho de Vila Nova de Paiva a englobar 5 freguesias, em vez das 7 anteriormente existentes.

Também conhecida por Barrelas, Vila Nova de Paiva foi elevada a vila em 1883 e é sede do Concelho. Atravessada pelas estradas EN 323 e EN 329, a freguesia de Vila Nova de Paiva é constituída pela malha urbana central mais dois lugares pouco definidos, o das Pedras Talhadas (Zona Industrial) e o do Porto do Carro (bairro junto à Ponte Nova). Cinge uma área aproximada de 8,6 km2. Ali se mantém a tricentenária Feira de Barrelas que Aquilino Ribeiro celebrizou n’O Malhadinhas.

Alhais é a mais pequena freguesia do Concelho de Vila Nova de Paiva, com cerca de 10 km2. Os lugares principais são Alhais de Cima, Alhais de Baixo e Vila Garcia. É cingida por dois córregos que descem da nave formando dois vales férteis onde se encontram as melhores condições para a produção hortícola. Sede de Concelho até 1836, a ‘Sintra da Serra’ tem uma bonita praia na Quinta da Azenha.

A Freguesia de Fráguas situa-se 4 km a oeste da sede do concelho tomando a EM 569. É composta por um só aglomerado, com área aproximada de 12 km2. Foi vila e sede do actual Concelho de Vila Nova de Paiva de 1514 a 1883 e deu-lhe o nome até 1895. Possui uma das mais visitadas praias fluviais da região.

Junta de Freguesia
Presidente: Ilídio Afonso Cruz