Imprimir

RSU - Resíduos Sólidos Urbanos

Ecopontos1

Os resíduos urbanos constituem um problema e uma preocupação nas sociedades atuais, sendo que o papel dos cidadãos não pode ser decorado, pois é importante que se assumam como consumidores responsáveis, através de ações como a redução da quantidade de resíduos produzidos e aumento da taxa de separação. É essencial que os cidadãos se considerem parte da solução do problema, contribuindo desta forma para a minimização dos impactos ambientais.

A gestão correta de resíduos é, cada vez mais, uma exigência e uma imposição das sociedades modernas, sendo que a Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva está particularmente ativa e atenta a estas temáticas, procurando no decorrer e através das suas atividades a promoção e dinamização deste conceito.

Frequência de recolha de RSU indiferenciados por localidade:

Indiferenciados

Legislação: 

» Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos, Higiene e Limpeza Pública

 

ECOPONTOS

Ecopontos      

O acréscimo da consciência ambiental da população paivense, traduzida no aumento da quantidade de resíduos depositados para reciclagem, contribuiu para um reforço das políticas ambientais do Município, aumentando o grau de cobertura da população por estes equipamentos.
Presentemente, em Vila Nova de Paiva existe um ecoponto para 143 habitantes, valor significativamente mais alto que a média nacional que contabiliza um ecoponto por 239 habitantes.
Com esta medida, Vila Nova de Paiva pretende otimizar e aumentar o serviço de recolha seletiva, garantindo deste modo, o correto encaminhamento dos resíduos para reciclagem, diminuindo-se progressivamente, a deposição de lixos recicláveis em aterros sanitários.
Na mesma medida, o Município continua a assegurar a recolha porta-a-porta de resíduos nos estabelecimentos comerciais e o seu reencaminhamento para o ecocentro.
 
Localização:
 
Ecopontos local 

 

ÓLEÕES 

Oleao1      

 

 
O concelho de Vila Nova de Paiva tem à disposição da população, contentores que se destinam ao depósito (em garrafa ou garrafão de plástico devidamente fechados) de óleos alimentares usados.
Estes contentores têm um papel fundamental no que respeita à preservação dos solos e recursos hídricos do concelho e mais concretamente para evitar o lançamento destes resíduos nas redes públicas de águas residuais e/ou depósito nos contentores de resíduos sólidos urbanos provocando a poluição do solo e da água, a obstrução e entupimento dos colectores públicos, assim como problemas de funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR's).

Localização:

Localidade Localização (Rua, Av., etc) e referências
Vila Nova de Paiva Rua Padre Joaquim Rodrigues da Cunha - frente à escola secundária 
Vila Nova de Paiva Av. Aquilino Ribeiro - perto das finanças
Queiriga Estrada Principal - frente à escola primária
Fráguas Estrada Principal - junto ao parque infantil
Alhais Av. da Praça - Rua da Costa - junto à ponte
Touro Rua do Porto - frente à Junta de Freguesia
Pendilhe Rua da Estrada Nova - Largo da Latada
Vila Cova à Coelheira     Rua do Mosteiro - Largo da Nogueirinha         

 

MONOS / MONSTROS

Monos      
 
 
Monos ou Monstros é o nome que geralmente se atribui a objetos domésticos volumosos que já não têm utilidade, como móveis velhos, colchões, eletrodomésticos, equipamentos elétricos, e outros que devido às suas caraterísticas ou volume, não podem ser recolhidos pelos meios convencionais de recolha, depositados nos ecopontos, nem nos contentores para os resíduos indiferenciados.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva através da campanha “Não Quero Este Monstro Aqui”, oferece um serviço de recolha de objetos volumosos porta a porta, totalmente gratuito que constitui uma mais-valia para a proteção do ambiente, evitando que estes monstros se acumulem em locais inadequados como a floresta ou a via pública.

Recolha:

» Todas as terças-feiras de cada mês

» Solicitação por telefone - 232 609 900, ou presencialmente na Câmara Municipal até à segunda-feira anterior.

 

RESÍDUOS TÊXTEIS

IMG 4148      
 
 
O Município de Vila Nova de Paiva através de um protocolo de colaboração que assinou com a empresa “H.SARAH Trading Lda” disponibiliza contentores para recolha de roupa, calçado e brinquedos usados.
Com este protocolo pretende-se apelar para uma maior consciencialização cívica, ecológica e social dos munícipes e contribuir para uma melhor gestão e valorização dos resíduos têxteis, incrementando os benefícios económicos e para o meio ambiente, bem como apaziguar carências sociais.
Os contentores de recolha estão colocados estrategicamente em todas as sedes de freguesia antigas. 

Localização: 

Localidade Localização (Rua, Av., etc) e referências
Vila Nova de Paiva Praça do Município
Queiriga Estrada Principal - frente à escola primária
Fráguas Estrada Principal - junto ao parque infantil
Alhais Av. Nossa Senhora da Graça - junto à igreja
Touro Rua do Porto - frente à Junta de Freguesia
Pendilhe Rua da Estrada Nova - Largo da Latada
Vila Cova à Coelheira     Largo da Feira - junto à Casa Mortuária