Imprimir

.

Imprimir

PRIMEIRO CICLO

Considerando a importância do desenvolvimento das crianças e consequentemente do seu sucesso escolar futuro, o actual executivo do Município de Vila Nova de Paiva vem oferecendo, desde o ano lectivo 2010/2011, a todos os alunos do Primeiro Ciclo do concelho os manuais escolares relativos aos 4 níveis de ensino, abrangendo um total de cerca de 189 alunos.

 

No presente ano lectivo – 2011/2012 - efectuou, candidatura às Actividades de Enriquecimento Curricular, de acordo com o Despacho nº. 14460/2008 de 26 de Maio republicado no Despacho nº. 8683/2011 de 28 de Junho, II Série do Diário da Republica à alínea a), do ponto 3º, do artigo 3º , em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva. Assim, foi aprovada a candidatura às actividades de Inglês, Música e Actividade Física e Desportiva, para todos os alunos do Primeiro Ciclo, com a carga horária semanal de 90 minutos para cada actividade. A Autarquia proporciona ainda aos alunos, a actividade de Expressão Dramática. As AEC abrangem todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico de todas as freguesias do Concelho, distribuídas por 10 turmas em horário após a componente lectiva. Decorrem em 5 escolas E B 1 do Concelho: E B 1de Vila Nova de Paiva (4 turmas); E B 1de Touro (2 turmas); E B 1de Vila Cova à Coelheira (2 turmas); E B 1de Pendilhe (1 turmas) e E B 1de Queiriga (1 turma). A Actividade Física e Desportiva é desenvolvida nas Piscinas Municipais e no Pavilhão Municipal. O transporte dos alunos para as actividades é assegurado pela Autarquia.

Despacho nº. 8683-2011

Horários AEC

Imprimir

MUSICA

A música é muito importante na vida da criança porque estimula a criatividade, a imaginação e exercita inúmeras faculdades necessárias à aprendizagem de outras matérias. É uma forma de expressão que preenche a relação com as pessoas e facilita o encontro do ser humano consigo próprio proporcionando-lhe a integração no grupo.
A música é uma forma de linguagem que ultrapassa a palavra, daí considerar-se um vector de mensagens que as palavras não conseguem traduzir. Ao contrário do que se pensa, a música está ao alcance de todos e a pessoa não precisa saber ou conhecer música, para usufruir dos seus benefícios.
        Através dos seus elementos, som, ritmo, melodia e harmonia podem trabalhar-se aspectos fundamentais no desenvolvimento global da criança tais como: a motricidade, a lateralidade, a linguagem, a expressão, a memória, a audição, a atenção/concentração, integração, socialização, e comunicação.

musica                       musica3

Imprimir

INGLES

Cada vez mais se revela importante a aprendizagem da língua inglesa, sendo esta considerada a língua da comunicação internacional por excelência e instrumento essencial das novas tecnologias da informação. O desenvolvimento precoce de competências comunicativas numa língua universal como o inglês é, por isso, muito importante considerando-se benéfico a criança iniciar o contacto com a língua desde cedo. Ao implementar uma aprendizagem com estratégias que estimulem o envolvimento activo da criança e a sua imaginação criativa, o professor pretende:

- sensibilizar a criança para diversificar linguística e cultural através do confronto através do confronto com língua inglesa e a cultura por ele transmitida;

- criar uma relação positiva com aprendizagem do inglês;

- proporcionar experiências de aprendizagem significativas, diversificadas, integradas e socializadoras;

- promover o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem mais lúdicas e motivadoras.

ingles

Imprimir

Actividade Física e Desportiva

A Actividade Física e Desportiva apresenta um conjunto de características únicas que têm um contributo decisivo para o desenvolvimento harmonioso do jovem. Nos dias de hoje, é inegável o contributo da actividade física regular na promoção de um estilo de vida activo e na criação de hábitos saudáveis. Por outro lado, o desenvolvimento físico da criança atinge estádios qualitativos de desenvolvimento que precedem o desenvolvimento cognitivo e social. Pelas situações de interacção com os companheiros inerentes às actividades próprias da actividade física, reúne as condições favoráveis ao desenvolvimento social da criança. Os alunos são deslocados em transportes da Autarquia duas vezes por semana para a actividade, que se divide entre as Piscinas Municipais e o Pavilhão Desportivo Municipal, para realizarem a aula de Natação e Educação Física respectivamente. As actividades são orientadas por professores devidamente credenciados, sendo que, na actividade de natação o professor titular é auxiliado por um professor de apoio devido à especificidade da actividade e à heterogeneidade das turmas.

ad                  piscinas

Mais artigos...