Imprimir

.

Imprimir

PRIMEIRO CICLO

 

A entidade promotora das atividades de enriquecimento curricular é o Município de Vila Nova de Paiva em parceria com Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva e, como tal, inserem-se no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas e no âmbito do 1.º ciclo do ensino básico. Assim as escolas devem proporcionar aos alunos atividades de enriquecimento do currículo (AEC) de caráter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural, incidindo nos domínios desportivo, artístico, científico, técnico e das tecnologias de informação e comunicação, de ligação da escola com o meio e de educação para a cidadania.

O Município efetuou candidatura ás atividades de enriquecimento do curricular (AEC), para o ano letivo 2022/2023 nas atividades de:

Atividades Carga horária semanal Anos de escolaridade
Musicando 60 Minutos 1.º, 2.º, 3.º e 4º anos
Inglês 60 Minutos 1.º, 2.º anos
Nas/Calmas 3.º e 4.º anos
Atividade Física 60 Minutos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos
Natação 60 Minutos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos

Horário AEC's

 HorarioAEC2022 1

HorarioAEC2022 2

 


Imprimir

MUSICA

A música é muito importante na vida da criança porque estimula a criatividade, a imaginação e exercita inúmeras faculdades necessárias à aprendizagem de outras matérias. É uma forma de expressão que preenche a relação com as pessoas e facilita o encontro do ser humano consigo próprio proporcionando-lhe a integração no grupo.
A música é uma forma de linguagem que ultrapassa a palavra, daí considerar-se um vector de mensagens que as palavras não conseguem traduzir. Ao contrário do que se pensa, a música está ao alcance de todos e a pessoa não precisa saber ou conhecer música, para usufruir dos seus benefícios.
        Através dos seus elementos, som, ritmo, melodia e harmonia podem trabalhar-se aspectos fundamentais no desenvolvimento global da criança tais como: a motricidade, a lateralidade, a linguagem, a expressão, a memória, a audição, a atenção/concentração, integração, socialização, e comunicação.

musica                       musica3

Imprimir

INGLÊS

Cada vez mais se revela importante a aprendizagem da língua inglesa, sendo esta considerada a língua da comunicação internacional por excelência e instrumento essencial das novas tecnologias da informação. O desenvolvimento precoce de competências comunicativas numa língua universal como o inglês é, por isso, muito importante considerando-se benéfico a criança iniciar o contacto com a língua desde cedo. Ao implementar uma aprendizagem com estratégias que estimulem o envolvimento activo da criança e a sua imaginação criativa, o professor pretende:

- sensibilizar a criança para diversificar linguística e cultural através do confronto através do confronto com língua inglesa e a cultura por ele transmitida;

- criar uma relação positiva com aprendizagem do inglês;

- proporcionar experiências de aprendizagem significativas, diversificadas, integradas e socializadoras;

- promover o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem mais lúdicas e motivadoras.

ingles

Imprimir

Actividade Física e Desportiva

A Actividade Física e Desportiva apresenta um conjunto de características únicas que têm um contributo decisivo para o desenvolvimento harmonioso do jovem. Nos dias de hoje, é inegável o contributo da actividade física regular na promoção de um estilo de vida activo e na criação de hábitos saudáveis. Por outro lado, o desenvolvimento físico da criança atinge estádios qualitativos de desenvolvimento que precedem o desenvolvimento cognitivo e social. Pelas situações de interacção com os companheiros inerentes às actividades próprias da actividade física, reúne as condições favoráveis ao desenvolvimento social da criança. Os alunos são deslocados em transportes da Autarquia duas vezes por semana para a actividade, que se divide entre as Piscinas Municipais e o Pavilhão Desportivo Municipal, para realizarem a aula de Natação e Educação Física respectivamente. As actividades são orientadas por professores devidamente credenciados, sendo que, na actividade de natação o professor titular é auxiliado por um professor de apoio devido à especificidade da actividade e à heterogeneidade das turmas.

ad                  piscinas

Mais artigos...

Torneio PAIVA CUP 2024

PaivaCup24

Ler Artigo 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.