60 anos da morte de Aquilino Ribeiro assinalados com programa nacional de eventos

Foi apresentado ontem, 9 de maio, na livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa, o programa nacional de evocação dos 60 anos da morte do escritor Aquilino Ribeiro. Os municípios de Moimenta da Beira, Paredes de Coura, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, em conjunto com a Fundação Aquilino Ribeiro, prepararam um programa nacional de eventos, com mais de duas dezenas de iniciativas, que pretende homenagear o Escritor e promover os territórios que são parte essencial da sua geografia de vida. O local escolhido para a apresentação foi a Bertrand, a livraria mais antiga do Mundo, e a editora de sempre de Aquilino Ribeiro.

Eduardo Boavida, Diretor da Bertrand, foi o anfitrião, numa cerimónia que contou com a presença e intervenções do Presidente do Município de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, do Vereador do Pelouro da Cultura, Armando Mateus, do vereador do Município de Vila Nova de Paiva, Nuno Coutinho e de Aquilino Machado, neto do escritor. Paulo Neto, Diretor da Revista Aquilino, apresentou, de forma detalhada, o programa que terá a duração de um ano, percorrerá os concelhos das Terras do Demo, Paredes de Coura e Lisboa.

De maio de 2023 a maio de 2024 estão agendadas muitas iniciativas de grande relevância cultural.