Programa Pessoas 2030 – Privação Material
Decorreu esta manhã, no Auditório Municipal, a apresentação Programa Pessoas 2030 – Privação Material.
Este programa resulta da parceria entre três municípios – Vila Nova de Paiva, Sátão e Castro Daire que, através de entidades como a ASSOCREL – Associação de Solidariedade Social, Cultural e Recreativa de Lamas, a Associação Cultural e Social de S. Joaninho, a Casa do Povo de Sátão e o próprio município paivense, promovem a distribuição de géneros alimentares junto das pessoas mais carenciadas.
Da sessão constou a apresentação de alguns momentos de showcooking pela nutricionista do Município de Vila Nova de Paiva, Mónica Magno, com produtos que podem ser encontrados no Cabaz Social. O Prof. Vítor Figueiredo trouxe algumas dicas valiosas no que respeita à otimização da gestão do orçamento familiar.
O Programa Pessoas 2030 - Privação Material comporta a distribuição direta de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade, através da entrega de cabazes às pessoas mais carenciadas, nos territórios definidos. O mesmo prevê ainda o acompanhamento associado à operação de distribuição direta, que permita capacitar as famílias e/ou as pessoas mais carenciadas na seleção e boa utilização dos géneros alimentares e/ou de bens de primeira necessidade, na prevenção do desperdício e na otimização da gestão do orçamento familiar, nomeadamente através da realização de sessões de esclarecimento e/ou de sensibilização e informação para os destinatários finais do apoio.