Imprimir

Dia do Município de Vila Nova de Paiva

Vila Nova de Paiva esteve em festa este fim-de-semana, no âmbito das comemorações do Dia do Município.

O programa desta efeméride arrancou ainda no dia 1 de março, com o concerto de sala esgotada de André Sardet. Ele que é um dos artistas mais queridos da música portuguesa, brindou-nos com um espetáculo que foi uma verdadeira celebração de emoções e melodias que tocam o coração.

No domingo, dia 2, as cerimónias oficiais arrancaram em tom festivo com a arruada da Banda Musical Progressiva de Vila Cova à Coelheira, um prelúdio para o hastear da bandeira, sob a guarda de honra do corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, que se seguiu. Como forma de reconhecimento desta Banda Musical, que completa este ano 172 anos de existência, o Município e a Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira ofereceram dois instrumentos musicais.

Na Igreja Matriz, a missa dominical com a participação do Coro Redemptoris Mater, foi momento de oração pelos autarcas e funcionários já falecidos.

A sessão solene foi outro dos momentos marcantes do dia, com as palavras da Presidente da Assembleia Municipal, Cristina Pires e do Presidente do Município, Paulo Marques. O autarca paivense refletiu sobre os desafios superados, destacou as conquistas, apresentou novas propostas de desenvolvimento e reafirmou o seu compromisso com o futuro do Concelho.

A cerimónia de condecoração dos funcionários pelos 20 anos de serviço e dos funcionários reformados do município foi um ato de reconhecimento e uma forma de agradecer e enaltecer o trabalho e dedicação de todos aqueles que, ao longo dos anos, contribuíram e contribuem para ajudar o concelho a prosperar.

No encerramento das celebrações, os presentes foram convidados para a inauguração das exposições: Memórias a Preto e Branco, uma coleção de desenhos da autoria dos alunos de arte do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva, que captura a essência e a identidade da região; Não Há Pensamento Onde Não Há Liberdade, da Casa Museu Miguel Torga, evoca a dimensão do escritor Miguel Torga enquanto lutador pela liberdade, com referência ao seu posicionamento no conturbado período pós-25 de Abril; e Con-textos Helvéticos, com desenhos de Orlando Pompeu, artista plástico detentor de uma carreira com quase trinta anos, bem como um currículo nacional e internacional ímpar.

O Dia do Município de Vila Nova de Paiva é uma efeméride que une tradição, cultura e comunidade, celebra o passado e o presente, e projeta o concelho para o futuro.

1 2 3 4 5
6 7 8 9 10
11 12 13 14 15
16 17 18 19 20
21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.