Parlamento dos Jovens debateu em Vila Nova de Paiva

No dia 26 de fevereiro, o Município de Vila Nova de Paiva acolheu a sessão distrital do ensino básico, do Programa Parlamento dos Jovens, decorrida no Auditório Municipal.

Nesta sessão estiveram representadas 27 Escolas/Agrupamentos de Escolas do distrito de Viseu que elegeram os seus deputados para debaterem e aprovarem as recomendações no âmbito do tema “Viver Abril na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa” que irão ser levadas à Assembleia da República nos dias 6 e 7 de maio de 2024.

As recomendações aprovadas incidiram sobre palestras práticas e debates para uma melhor preparação para a vida adulta e para as escolhas do futuro, palestras informativas especializadas e visitas de estudo e a criação de um espólio intergeracional, digital e manual, de acesso livre, permitindo uma memória coletiva e consistente das vivências durante e após o 25 de abril de 1974, através da recolha de informação e testemunhos da geração que viveu durante a Revolução.

As escolas cujos deputados irão apresentar estas recomendações são a Escola Secundária Emídio Navarro (Viseu), Escola Secundária Viriato (Abraveses, Viseu), a Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão (Abraveses, Viseu) e o Colégio da Imaculada Conceição (Viseu). Como suplentes foram eleitos o Agrupamento de Escolas de Mortágua e a Escola Básica Infante D. Henrique (Repeses, Viseu).

A sessão contou com a presença do Presidente do Município de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques, da Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira e de João Magalhães, em representação do IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude, cujas intervenções recaíram nos direitos adquiridos com a Revolução de Abril.

O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República, em articulação com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares/Direção de Serviços da Região Centro e outras entidades, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. Tem por objetivos, entre outros, educar para a cidadania, dar a conhecer a Assembleia da República, promover o debate democráticos e os valores da democracia, incentivando a reflexão e debate de temas da atualidade que preocupam os jovens e a sociedade em geral.