Combate à Vespa das Galhas do Castanheiro

No âmbito do plano de combate à Vespa das Galhas do Castanheiro (Dryocosmus kuriphilus) desenvolvido pelo Município de Vila Nova de Paiva, em parceria com a DRAPCentro e a REfcast, decorreu ontem, 4 de maio, três largadas do parasitóide Torymus sinensis, supervisionadas pelo Engenheiro Florestal da autarquia, Paulo Gonçalves.

As largadas decorreram nas freguesias de Alhais e Queiriga, em soutos previamente sinalizados, promovidas pelo Município e também na freguesia de Touro, promovida pela Junta de Freguesia.

A vespa das galhas do castanheiro ataca as folhas da árvore, provocando a redução do crescimento dos ramos e o desenvolvimento dos frutos - o que faz diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e, em alguns casos extremos pode mesmo provocar a morte da árvore.